Se você trabalha com serviços prestados a empresas ou vende produtos para este setor, você precisa de uma estratégia de venda B2B (Business to business).
Abaixo definiremos as etapas de nossa estratégia:
1 - Identifique seu cliente em potencial - Qual Segmento ou atividade empresarial consome nosso serviço ou produto e quais regiões pretendemos expandir nossos negócios.
2 - Encontre as empresas definidas na etapa anterior - Você pode utilizar o Google Maps para isso, porém além de ser um processo demorado, nem toda a empresa está incluída nesta plataforma, o ideal é utilizar plataformas desenvolvidas para esta função, neste caso recomendamos a
plataforma PRO B2B, ela busca as empresas por atividade e por região, armazenas seus contatos e organiza os leads, também conta com a possibilidade de baixar listas com os dados das empresas.
3 - Sondagem - Estude seu cliente potencial, acesse o site e consiga o máximo de informações sobre ele.
4 - Primeiro contato - Ao fazer o primeiro contato telefônico na grande maioria das vezes quem nos atenderá é uma recepcionista, neste contato tente descobrir o setor ou responsável pela aquisição de seu serviço ou produto dentro da empresa, solicite então se é possível falar com esta pessoa ou o e-mail de contato para enviar uma apresentação de sua empresa.
5 - Apresentação e segundo contato - Após enviar a apresentação da sua empresa, faça um novo contato para confirmar se a pessoa responsável recebeu e o que achou de seu produto ou serviço.
6 - Cotações ou orçamentos - Passe a enviar promoções periódicas para que o cliente em potencial não esqueça da sua empresa, quando ele precisar de algum produto ou serviço que por acaso seu fornecedor atual não tenha atendido a seu contento, com certeza fará cotação, elabore o orçamento o mais rápido possível para causar uma boa impressão.
7 - Venda e fidelização - Quando seu novo cliente aprovar seu orçamento e efetuar a primeira compra não esqueça de fazer um pós venda, tenha em mente sempre o objetivo de resolver um problema ou necessidade do cliente.
Para finalizar, mantenha sempre uma prospecção de clientes ativa, com certeza sua empresa expandirá seus horizontes e aumentara significativamente suas vendas.